Detalhe da main do blog Detalhe da main do blog

Notícias

HaBaWaBa Brasil ensina valores éticos e terá arbitragem voluntária

HaBaWaBa Brasil ensina valores éticos e terá arbitragem voluntária

Oportunidade é para atletas maiores de 16 anos, árbitros, técnicos e professores de clubes

O HaBaWaBa Brasil segue a filosofia dos demais festivais da marca pelo mundo: ensinar às crianças os verdadeiros valores éticos do esporte por meio de um torneio de polo aquático. No festival, que será realizado em Bauru (SP), entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020, a socialização e o respeito pelos oponentes são primordiais e a competição amigável serve de encontro entre diferentes culturas. Ao mesmo tempo, o jogo ajuda a ensinar os valores da vida e promove o crescimento em harmonia de corpo e mente.

Para isso, as regras do polo aquático são adaptadas, atendendo a realidade do festival HaBaWaBa que, nesta primeira edição no Brasil, será realizado na categoria sub-13 misto. É importante que os árbitros estejam afinados com essas regras e tenham em mente a premissa do fair play, expressão em inglês que significa jogo limpo. “O festival inclusive oferece o Troféu Fair Play para a equipe que mais se destaca nesse aspecto”, afirma a técnica Janaína Parra Grossi, que faz parte da Comissão Organizadora do evento.

Como ser voluntário

Podem ser voluntários na arbitragem do HaBaWaBa Brasil atletas maiores de 16 anos, árbitros, mesários de arbitragem, técnicos e professores de clubes, sendo que esses dois últimos não poderão ser responsáveis por qualquer equipe que participe do festival. “Participar de um evento internacional com a grandiosidade do HaBaWaBa, reconhecido em todo o mundo, é uma grande oportunidade de crescimento profissional para os voluntários”, pontua Janaína.

O Passaporte do Campeão, material impresso entregue a todos os atletas participantes do festival, fala da importância da arbitragem. O material idealizado pela Waterpolo Development World (WPD), criadora do Festival Internacional HaBaWaBa, diz que, acima de tudo, é importante considerar o árbitro como parte do jogo, assim como a bola e as traves o são. E não enxergá-lo como um adversário.

Os interessados em atuarem como voluntários na equipe de arbitragem do Festival HaBaWaBA Brasil 2020 deverão enviar email para janainawp@hotmail.com contendo nome completo, data de nascimento, entidade desportiva a qual está vinculado, telefone para contato e informar se deseja participar como árbitro ou integrar a mesa de arbitragem. Também é preciso confirmar presença e participar do Curso Básico de Arbitragem que será ministrado, pela organização nos dias que antecedem o festival, na Arena ABDA.

Veja aqui os procedimentos da arbitragem.

APP HaBaWaBa Brasil

APP HaBaWaBa Brasil

Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.

Baixar app
Acessibilidade LER PAGINA