Detalhe da main do blog Detalhe da main do blog

Notícias

ABDA e HaBaWaBa Brasil são destaques no Exterior

ABDA e HaBaWaBa Brasil são destaques no Exterior

Entrevista com Claudio Zopone, mantenedor da ABDA, repercute realização do festival em Bauru em 2020

O site da Waterpolo Development World (WPD), criador do Festival Internacional HaBaWaBa, destacou entrevista com Claudio Zopone, fundador e mantenedor da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) sobre a realização do HaBaWaBa Brasil, programada para dezembro de 2020, na Arena ABDA, em Bauru.

O Festival HaBaWaBa é o mais importante evento de polo aquático entre crianças, para categorias de formação em todo o mundo, inclusive contando com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No mês passado, foi fechado um contrato entre ABDA e WPD para a realização da 1ª edição do evento na América Latina, na cidade de Bauru (SP), em que poderão participar atletas da categoria sub-13.

Na entrevista concedida ao jornalista italiano Fabrizio Napoli, Claudio Zopone explica como surgiu a ABDA, sua filosofia de trabalho, frutos já colhidos ao logo dos mais de 8 anos da associação e todo amor e comprometimento dos envolvidos nas atividades. Na introdução, o jornalista diz: “A Waterpolo Development escolheu um parceiro muito especial para trazer o HaBaWaBa para a América do Sul. É o ABDA, o clube de Bauru que usa o polo aquático e o esporte para melhorar a vida das crianças carentes. Fundada em 2010 pelo engenheiro e filantropo Claudio Zopone, a ABDA participa há anos com suas equipes no Festival Internacional HaBaWaBa em Lignano Sabbiadoro.”

Na entrevista, Claudio Zopone explica como é realizado o trabalho da ABDA que hoje atende cerca de 6.300 crianças e adolescentes e sua importância na melhoria da sociedade. Ele também detalha como será a organização do HaBaWaBa Brasil, quantas equipes são esperadas para o evento e a estrutura que será utilizada no festival.

Além disso, o entrevistado explicou a motivação para trazer o HaBaWaBa ao Brasil. “Nossos filhos adoram o HaBaWaBa: a primeira vez que participamos do Festival Internacional HaBaWaBa, apenas 11 crianças queriam ir para a Itália. Eles tinham um pouco de medo de sair de casa, de viajar para a Europa. Em 2019, tivemos que escolher entre 200 crianças. Participar do Festival se tornou um verdadeiro orgulho para toda a cidade de Bauru. Agora queremos mostrar às pessoas que a ABDA também faz parte deste evento aqui no Brasil, para orgulhar nossos filhos e mostrar que eles são iguais a outras crianças do mundo e que HaBaWaBa também é possível em Bauru”, diz Zopone na entrevista.

Clique no link e confira a entrevista original, em inglês: HaBaWaBa in Brazil to help our kids

HaBaWaBa é uma sigla em inglês que significa “Happy Baby Water Ball” simbolizando a alegria de uma criança em praticar “o desporto que é jogado com a bola na água”. O primeiro festival ocorreu na Itália em 2008 e, até agora, foram realizadas 12 edições naquele país. A ABDA participa do HaBaWaBa na Itália desde 2011, ano de fundação da associação. Além da Itália, o Festival HaBaWaBa já foi realizado na Espanha, Grécia, América do Norte e Ásia.

APP HaBaWaBa Brasil

APP HaBaWaBa Brasil

Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.

Baixar app
Acessibilidade LER PAGINA