Detalhe da main do blog Detalhe da main do blog

Notícias

ABDA lança site e abre inscrições para HaBaWaBa Brasil Sub-13

ABDA lança site e abre inscrições para HaBaWaBa Brasil Sub-13

Associação se prepara para sediar primeira edição do festival na América Latina

Associação se prepara para sediar primeira edição do festival na América Latina

No ano passado, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) firmou contrato com a Waterpolo Development (WPD) para realizar o Festival HaBaWaBa Brasil, na categoria sub-13 misto, a partir de 2020. Confiante em um cenário positivo para o final do ano, apesar das incertezas atuais diante da pandemia do novo coronavírus, a ABDA segue com os preparativos para o festival entre os dias 9 e 13 de dezembro.

Pelo site www.habawababrasil.com.br, recentemente lançado com aval da WPD, as equipes podem obter mais informações sobre o evento e efetuar as inscrições que dão direito ao kit de boas-vindas, hospedagem, alimentação, day-use no completo aquático Novo Thermas de Piratininga e traslados Arena-hotel, durante os dias de jogos. A expectativa é receber até 20 times do Brasil, América do Sul e até de outros continentes.

Torneio importante

Desde 2011, um ano após a criação do Projeto Futuro, a ABDA envia seus pequenos atletas para todas as edições do Festival Internacional HaBaWaBa, na Itália. O torneio é o mais importante evento de polo aquático infantil, para categorias de formação em todo o mundo, inclusive contando com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Participar do festival serve de incentivo para as crianças seguirem no esporte, treinando e obtendo inúmeras conquistas. Muitos dos atletas da ABDA que tiveram a oportunidade de participar do festival na Itália chegaram a convocações para a seleção brasileira e colecionam vitórias.

Fair play

O HaBaWaBa Brasil segue a filosofia dos demais festivais da marca pelo mundo: ensinar às crianças os verdadeiros valores éticos do esporte por meio de um torneio de polo aquático. No festival, a socialização e o respeito pelos oponentes são primordiais e a competição amigável serve de encontro entre diferentes culturas. Ao mesmo tempo, o jogo ensina os valores da vida e promove o crescimento em harmonia de corpo e mente.

As regras do polo aquático são adaptadas, atendendo a realidade do festival. É importante que os árbitros estejam afinados com essas regras e tenham em mente a premissa do fair play, expressão em inglês que significa jogo limpo. “O festival inclusive oferece o Troféu Fair Play para a equipe que mais se destaca nesse aspecto”, afirma a técnica Janaína Parra Grossi, que faz parte da Comissão Organizadora do evento.

Arbitragem voluntária

Podem ser voluntários na arbitragem do HaBaWaBa Brasil atletas maiores de 16 anos, árbitros, mesários de arbitragem, técnicos e professores de clubes, sendo que esses dois últimos não poderão ser responsáveis por qualquer equipe que participe do festival. “Participar de um evento internacional com a grandiosidade do HaBaWaBa, reconhecido em todo o mundo, é uma grande oportunidade de crescimento profissional para os voluntários”, pontua Janaína.

Os interessados em atuarem como voluntários na equipe de arbitragem do Festival HaBaWaBA Brasil 2020 deverão enviar email para janainawp@hotmail.com contendo nome completo, data de nascimento, entidade desportiva a qual está vinculado, telefone para contato e informar se deseja participar como árbitro ou integrar a mesa de arbitragem. Também é preciso confirmar presença e participar do Curso Básico de Arbitragem que será ministrado, pela organização nos dias que antecedem o festival, na Arena ABDA.

APP HaBaWaBa Brasil

APP HaBaWaBa Brasil

Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.

Baixar app
Acessibilidade LER PAGINA