Detalhe da main do blog Detalhe da main do blog

Notícias

HaBaWaBa Brasil, maior festival de polo aquático da América Latina, começa nesta quarta-feira

Aplicativo e realização do torneio em duas categorias são as novidades da terceira edição

A terceira edição do HaBaWaBa Brasil, maior evento de polo aquático infantil da América Latina organizado pela Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), começa nesta quarta-feira (7/12), na cidade de Bauru (SP). Ao todo, 51 times de clubes de todo o Brasil e um clube do Chile estarão participando do evento.

O HaBaWaBa Brasil é a versão latino-americana do maior festival do mundo da modalidade criado na Itália pela Waterpolo Development (WPD). É esperada a presença do presidente da WPD Bruno Cufino neste ano na Arena ABDA, um dos melhores complexos desportivos da América Latina. Os jogos terão início na quinta-feira (8/12) e vão até domingo (11/12).

Novidades - A maior novidade deste ano é a realização do torneio em categorias, sub-10 e sub-13, com equipes mistas, formadas por atletas (meninos e meninas) com idade máxima de 10 anos (sub-10) e de 13 anos (sub-13).

Outra novidade é o aplicativo HaBaWaBa Brasil, desenvolvido pela Sys 3 Sistemas, onde o usuário encontrará todos os times participantes com fotos dos integrantes das equipes, tabela de jogos, resultados em tempo real, links para transmissão de partidas e fotos do evento. O app disponível para Android e IOS já pode ser baixado gratuitamente.

+ LEIA MAIS: conheça os times participantes do HaBaWaBa Brasil

Premiação - Haverá premiação nas duas categorias com troféus e medalhas de excelente qualidade, confeccionados em metal. Na sub-13, com 40 times na disputa, serão três divisões, Titan, Tsu e Rock Pop, com premiação de 1º, 2º e 3º lugar em cada uma delas. Na sub-10, com 11 times, haverá somente a divisão Titan.

“Este formato busca dar maior oportunidade e incentivo às crianças no polo aquático. Todos os atletas dos demais times receberão medalhas de participação”, explica Janaina Parra Grossi, uma das organizadoras do evento.

Jogo limpo - Além da premiação por equipes, o HaBaWaBa Brasil também concede o Troféu Fair Play para o time que se destaca pelo “jogo limpo”, ética, respeito e integração social durante as partidas. Esses princípios são extremamente valorizados no festival. “O troféu é uma maneira de elogiar e incentivar o bom comportamento. A escolha do time ganhador do Troféu Fair Play será definida pela comissão de árbitros e mesários”, afirma Janaina.

Boas-vindas – Nesta quarta-feira (7/12), os times chegam a Bauru para a retirada do kit de boas-vindas do HaBaWaba Brasil, que inclui sacochila, camiseta, boné, toalha, brochura oficial do evento, credencial personalizada, tatuagem temporária, pulseira de silicone e o passaporte do campeão com código de ética do torneio, além de doces oferecidos pelo Confiança Supermercados. “São lembranças que os pequenos atletas terão do evento, além da medalha de participação que todos receberão e troféus e medalhas para os campeões”, ressalta Janaina.

Atividades extras - Como nos anos anteriores, o HaBaWaBa Brasil oferecerá, além dos jogos, clínicas com atividades extras para os atletas e workshops para os técnicos. Entre as atividades estão vivência em atletismo, percussão brasileira, Jump Dance (corda), palestras de nutrição, fisiologia e psicologia. As equipes também poderão usufruir de day-use no Novo Thermas de Piratininga, no contraturno dos jogos, mediante agendamento prévio.

A entrada no HaBaWaBa Brasil é gratuita e os jogos acontecem das 8h às 19h30. No domingo, serão realizados os jogos das finais a partir das 8h30. A cerimônia de premiação e encerramento do evento está prevista para começar às 12h30.

A Arena ABDA fica na Rua Fábio Geraldo, 2-12, no Jardim Solange, em Bauru (SP). Em frente à Arena haverá praça de alimentação.

APP HaBaWaBa Brasil

APP HaBaWaBa Brasil

Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.

Baixar app
Acessibilidade LER PAGINA