Detalhe da main do blog Detalhe da main do blog

Notícias

Terceira edição do HaBaWaBa Brasil termina com festa e evolução

Terceira edição do HaBaWaBa Brasil termina com festa e evolução

Festival sub-10 e sub-13 teve até visita do presidente da WPD.

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) realizou entre os dias 7 e 11 de dezembro a terceira edição do HaBaWaBa Brasil, maior festival de polo aquático infantil da América Latina, sob a chancela da Waterpolo Development (WPD), criadora da marca, com eventos em vários países.

Neste ano, o HaBaWaBa Brasil foi realizado nas categorias sub-10 misto e sub-13 misto. Foram 146 jogos no total, com cerca de 800 atletas e técnicos participantes de 51 equipes (40 times sub-13 e 11 times sub-10). Estiveram presentes times de São Paulo (capital), Mogi das Cruzes, Santo André, Ribeirão Preto, Jundiaí, Barretos, Santos, Pederneiras, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e uma equipe do Chile.
O evento ainda contou com a presença do italiano Bruno Cufino, presidente da WPD, que ficou bastante impressionado com a estrutura e organização do HaBaWaBa Brasil. Segundo ele, fora da Itália que é a sede do evento, o do Brasil é o melhor que ele já viu.

Além dos jogos, os atletas puderam participar de diversas clínicas de atividades extras, palestras e bate-papos com os padrinhos do evento Attila Sudar, Cristiana Pinciroli e Luiz Felipe Cardoso. Os técnicos também puderam participar de workshops.

Na categoria sub -10, o HaBaWaBa Brasil foi realizado em apenas uma série, a Titan. O ouro ficou como time ABDA Hípica, prata com ABDA Blue Shark e bronze para SESI Vila Leopoldina.
Na categoria sub-13, o festival teve três séries, Titan, Tsu e Rock Pop. Na Titan, ouro para o time ABDA Arena, prata para Flamengo Masculino e bronze para ABDA Luso. Na Tsu, o ouro ficou com o time Esporte Clube Pinheiros A, prata para ABDA MC e bronze para ABDA 2009. Na Rock Pop, o time ABDA Rio levou ouro, SESI Mogi B ficou com a prata e Inter Misto (Santos) ganhou bronze.
Destaque feminino - A ABDA ainda teve outros destaques na competição. O time ABDA Feminino ficou em 4° lugar na série Titan sub-13. Foi a primeira vez na história do Habawaba pelo mundo que um time formado apenas por meninas ficou entre os quatro melhores do torneio.
Os times sub-10 e sub-13 da ABDA Pederneiras, unidade recente da agremiação, com pouco tempo de treinamento de polo aquático, conseguiram vitórias e boas colocações no torneio. Time ABDA Pederneiras Sub-10 disputou terceiro lugar com SESI Vila Leopoldina e o ABDA Pederneiras Sub-13 foi até as oitavas de final, quando foi derrotado pelo time ABDA 2009, que terminou levando o bronze da série Tsu.

A conquista do ouro na série Rock Pop pelo time ABDA Rio Sub-13 também foi destaque na agremiação, demonstrando a evolução da equipe carioca , que venceu o time do SESI Mogi B, na final.
Jogo limpo - Além da premiação dos campeões, o HaBaWaBa Brasil 2022 elegeu, como nas edições anteriores, um time para o troféu Fair Play, com objetivo de elogiar e incentivar o bom comportamento, o jogo limpo. A escolha do time ganhador foi definida pela mesa de arbitragem com base no número de faltas graves e também pelo comportamento e interação da equipe com os demais participantes durante o torneio. O ganhador foi o time chileno Stadio Italiano.
O festival também ofereceu um prêmio para o atleta mais novo inscrito no torneio, Pedro Santiago Satelis Sousa, nascido em 31/05/2018, do time Polo Monstros do Minas Brasília Tênis Clube.
Todos os atletas dos times que não conquistaram pódio receberam medalhas de participação. Além disso, todos os times levaram para casa um mascote Titan da ABDA e uma caixa personalizada do evento. Durante a cerimônia de premiação, a Orquestra e a Banda da ABDA Filarmônica apresentaram algumas canções, além da execução do Hino Nacional.

APP HaBaWaBa Brasil

APP HaBaWaBa Brasil

Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.

Baixar app
Acessibilidade LER PAGINA