A quinta edição do festival internacional HaBaWaBa Brasil, versão latino-americana do maior evento de polo aquático infantil do mundo, criado na Itália pela Waterpolo Development (WPD) e realizado em Bauru (SP) pela Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), projeto social sem fins lucrativos da Zopone Engenharia, é um sucesso e segue batendo recordes, como nos anos anteriores.
O prazo final de inscrições, realizadas pelo aplicativo do evento, é apenas no dia 4 de outubro, mas o limite de times está praticamente esgotado. Na categoria sub-11, foram 30 times inscritos e não há mais vagas. Na categoria sub-13, já são 39 inscritos, restando apenas uma vaga.
Como nos anos anteriores, o HaBaWaBa Brasil será realizado na Arena ABDA, um dos melhores complexos desportivos da América Latina, de 11 a 15 de dezembro, com equipes mistas, formadas por meninos e meninas.
Em crescimento - O HaBaWaBa Brasil vem crescendo a cada edição. Em 2020, primeiro ano do evento, mesmo com o desafio da pandemia, 14 equipes participaram. Em 2021, foram 25 times de 11 clubes de vários Estados do Brasil.
Em 2022, foi incluída a categoria sub-10 no festival, com 11 times inscritos. E, na categoria sub-13, participaram 40 times, incluindo uma equipe do Chile. Em 2023, vieram 57 times de 19 clubes de três países (Brasil, Chile e Gana), sendo 11 times na categoria sub-10 e 46 times na categoria sub-13.
Em 2024, o evento terá, ao todo, 70 times de clubes dos países Chile, Peru, Uruguai e Brasil. Os times brasileiros vêm de diversas partes do país, sendo São Paulo Capital e cidades do Interior, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e Brasília). Serão 30 times na categoria sub-11 e 40 times na categoria sub-13.
Muito além de polo aquático - No local do evento, estarão disponíveis brinquedos infláveis e uma praça de alimentação. O HaBaWaBa Brasil oferece, além dos jogos de polo aquático, atividades extras para atletas técnicos. As equipes também poderão usufruir, no contraturno dos jogos, mediante agendamento, de atividades recreativas como clínicas de boxe e percussão, e visitas externas guiadas.
O HaBaWaBa Brasil tem patrocínio do Bradesco, apoio da Unimed Bauru, Sociedade Hípica de Bauru, Corpo de Bombeiros, 13º BAEP e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Cada integrante dos times participantes receberá um kit boas-vindas com camiseta, sacochila, squeeze, boné, tatuagem temporária, livro do evento, credencial com cordão e pulseira de silicone.
Todos atletas e técnicos receberão medalhas de participação. Os times campeões receberão medalhas e troféu referentes à colocação da equipe. Também é premiado o atleta mais jovem da competição que tenha participado ativamente de alguma partida e a equipe que se destaca em “fair play”, harmonia e boa interação com os demais participantes.
Arbitragem - A arbitragem do festival, seguindo a filosofia do HaBaWaBa pelo mundo, é realizada totalmente por voluntários. Atletas, técnicos, professores e profissionais interessados devem fazer contato por e-mail com a organizadora Janaína Parra Grossi (janainawp@hotmail.com), enviando nome completo, data de nascimento, entidade desportiva a qual está vinculado e telefone.
Além disso, no e-mail, também deve ser informado se deseja participar como árbitro ou integrar a mesa de arbitragem e confirmar possibilidade de participar do Curso Básico de Arbitragem que será oferecido no dia 11 de dezembro, na Arena ABDA, local do evento.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site (https://habawababrasil.com.br) ou por e-mail contato@habawababrasil.com.br.
Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.
Baixar app