Detalhe da main do blog Detalhe da main do blog

Notícias

Preparativo para HaBaWaBa Brasil promove encontro de gerações

Preparativo para HaBaWaBa Brasil promove encontro de gerações

Atletas sub-13 trocam experiência com goleiro da 1ª participação da ABDA no festival

Desde 2011, um ano após a criação do Projeto Futuro, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) envia seus pequenos atletas de polo aquático para todas as edições do Festival Internacional HaBaWaBa. O torneio é o mais importante evento de polo aquático infantil, para categorias de formação em todo o mundo, inclusive contando com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A oportunidade de participar do festival na Itália serve de incentivo para as crianças seguirem no esporte, treinando na ABDA e obtendo inúmeras conquistas. Muitas delas chegaram a convocações para compor a seleção brasileira e colecionaram vitórias, além de paralelamente se desenvolverem como cidadãos e se dedicarem à vida escolar.

A ABDA firmou contrato com a Waterpolo Development (WPD) para trazer o Festival HaBaWaBa ao Brasil, na categoria sub-13 misto, a partir deste ano de 2020. Embora exista um cenário de incertezas devido à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, os preparativos seguem em Bauru para sediar a primeira edição brasileira do festival, entre os dias 9 e 13 de dezembro. O site do evento deve ser lançado em breve e as inscrições abertas para equipes. O objetivo é receber até 20 times do Brasil, América do Sul e até de outros continentes. Informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@habawababrasil.com.br.

Equipe sub-13 misto da ABDA está empolgada para o festival HaBaWaBa Brasil

Encontro de gerações

HaBaWaBa é um acrônimo para “Happy Baby Water Ball”, em inglês, que pode ser traduzido como a alegria de uma criança em praticar “o jogo da bola na água". HaBaWaBa simboliza a capacidade de compartilhar, interagir, conhecer um ao outro, combinando as emoções que o esporte traz com a riqueza de estarem juntos.

Durante um treino, em uma sessão de fotos para a elaboração do site do HaBaWaBa Brasil, um encontro inusitado chamou a atenção. Atletas da atual equipe sub-13, que deverão participar do festival em Bauru em dezembro, tiveram oportunidade de estar com Luan Barbieri, goleiro do primeiro time da ABDA que foi ao HaBaWaBa da Itália, em 2011.

Luan começou a jogar polo aquático aos 10 anos e foi campeão em diversas competições

Oportunidade e incentivo

Luan Barbieri contou como foi a oportunidade de participar do HaBaWaBa com apenas 10 anos de idade. “Eu treinava polo aquático há apenas 7 meses e tive a oportunidade de ir jogar na Itália”, relembra o ex-atleta que, após colecionar diversas conquistas no polo aquático, hoje é aluno da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), aprovado em 11º lugar dentre 17 mil inscritos no concurso, em 2019.

“Participar do HaBaWaBa é um incentivo gigante para o atleta continuar. Depois do festival, eu continuei treinando e vieram muitas conquistas. Em 2015, fui chamado para jogar por um time dos EUA e fui campeão. Também fui campeão sul-americano, em 2016 e depois em uma categoria mais velha, fui bronze e vice em pan-americanos e ainda campeão brasileiro várias vezes”, conta o goleiro que, mesmo fora das competições, sempre que pode aproveita para matar a saudade do polo aquático com os colegas na ABDA.

Mensagem do campeão

Luan conta que o esporte o ensinou a ter foco em seus objetivos. O atleta sempre procurou cultivar o lema da ABDA – humildade, persistência e fé - e hoje se alegra de ser espelho para as crianças iniciantes no esporte.

“Eu treinava, estudava para o concurso e fazia faculdade de Direito. As palavras humildade, persistência e fé realmente definem muito bem a ABDA. Nem sempre no esporte você está por cima. Muitas vezes está em uma semana ou mês ruim de treino e é normal. Mas, se você tiver persistência para treinar, humildade para quando chegar ao topo saber a trajetória que passou, que não nasceu ganhando, e ter a fé em uma religião como suporte, você conquista seus objetivos”, encoraja o futuro oficial da PM.

APP HaBaWaBa Brasil

APP HaBaWaBa Brasil

Baixe o app para se inscrever, ver as tabelas de jogos e assistir o campeonato ao vivo. Disponível para Android e IOS.

Baixar app
Acessibilidade LER PAGINA